O melhor: e primeiro código do mundo foi escrito por uma mulher lá no século dezenove.
Continue lendo para conhecer essa história.
Ada Lovelace nasceu em 1815 na Inglaterra, filha de uma brilhante matemática, Anne Isabella Byron, e um famoso poeta, Lord Byron. Sua trajetória familiar não é tão diferente da de muitas de sua época: foi abandonada pelo pai quando ele descobriu que teria uma filha, e não um filho.
Foi educada nas ciências exatas, e sua mãe fez de tudo para mantê-la longe da poesia. Dizem que Ada chegou a escrever para Anne: “Se você não pode me dar poesia, pode me dar ciência poética?”.
E foi nessa área que se dedicou.
Conheceu e trabalhou com o cientista Charles Baggage, hoje chamado de “pai do computador” pela invenção da Máquina Analítica.
Dessa forma, mergulhou nos estudos sobre a invenção, entendeu que as máquinas teriam uma capacidade de processar informações através de sequências numéricas e escreveu o primeiro algoritmo da história.
Tudo isso enquanto vivia em uma sociedade que não considerava mulheres como intelectuais, crescia sem a presença do pai e era constantemente questionada por outros estudiosos.
Augustus de Morgan chegou a escrever para a mãe de Ada que, “apesar das habilidades da jovem, as mulheres não eram capazes de aprender, por não terem a mesma força dos homens”. E ela arranjou um jeito incrível de provar o contrário!
Como muitas pioneiras por aí, Ada só teve o seu trabalho reconhecido depois da sua morte. Mais precisamente, quase um século depois.
Ela morreu em 1852, vítima de um câncer no útero. Suas notas foram publicadas em 1953, quando a máquina analítica foi aceita como o primeiro modelo de um computador.
Hoje são muitas as homenagens. Existe o Dia de Ada Lovelace, celebrado em 12 de outubro, e a linguagem de programação Ada, que leva o nome da matemática.
Agora eu tenho uma proposta: que tal fazer deste oito de março diferente e compartilhar esses novos conhecimentos com alguém?A luta continua até hoje as mulheres sofrem descriminação ainda lutamos para ter nosso trabalho reconhecido.matéria net altura
