Pedreiro perde o pé após infecção se agravar durante espera por vaga na Santa Casa de Araçatuba

Um pedreiro de 59 anos, identificado como Guaraci de Oliveira Flauzino, precisou amputar o pé após uma infecção grave se desenvolver enquanto aguardava por dois dias uma vaga na Santa Casa de Araçatuba (SP). A família lamenta que a demora na transferência teria contribuído para o agravamento do quadro.

Guaraci, que é diabético e tem pouca sensibilidade nos pés, perfurou o pé em um brinco na primeira semana de novembro, mas não sentiu dor. Inicialmente, ele recebeu atendimento no pronto-socorro e foi orientado a tratar o ferimento em casa com antibióticos.

No entanto, o estado de saúde piorou e, no dia 20 de novembro, ele buscou novamente a unidade, onde foi internado e passou a aguardar a transferência via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Demora na Transferência

Após dois dias de espera, Guaraci foi finalmente transferido para a Santa Casa no dia 22. Contudo, segundo o filho, Rafael de Oliveira Flauzino, a equipe médica informou que já era tarde demais.

“O médico especialista olhou e falou para o meu pai que teria que amputar o pé dele, porque a gente chegou tarde lá. Se tivesse chegado mais cedo, teriam salvo o pé dele”, lamentou Rafael.

O paciente ainda não tem previsão de alta hospitalar e está com febre alta.

Superlotação na Santa Casa

A Santa Casa, que atende 40 municípios da região, lamentou a situação e informou em nota que está operando com demandas 30% acima da capacidade de seus 330 leitos, incluindo 80 de UTI. A superlotação tem obrigado a equipe a atender pacientes em macas nos corredores.

O hospital afirmou que, apesar de o paciente ter sido inserido no sistema Cross, a superlotação impediu o aceite imediato. A Santa Casa argumentou ainda que, por se tratar de um caso de média complexidade, “caberia à Cross a localização de uma vaga em um dos muitos hospitais da região”.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba se limitou a dizer em nota que o paciente está sendo assistido e acompanhado por uma equipe médica multidisciplinar.:região noroeste.com

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...