Moradores do bairro Eurico Caetano e adjacências em Birigui (SP) reclamam da falta de manutenção no que seria o único espaço de lazer daquela região.
Imagens enviadas à redação do Hojemais Araçatuba mostram a falta de manutenção e risco de acidentes nos brinquedos infantis instalados no parque existente no local.
Um dos escorregadores do local estava apoiado com um tronco de madeira e possuía um “rasgo” na chapa, onde as crianças costumam deslizar as mãos na hora da brincadeira.
A informação de um pai que estava no local no final de semana com seu filho de 4 anos é que o menino teria rasgado o short no brinquedo e só então o pai percebeu o problema e passou a monitorar o filho e as demais crianças que utilizavam o espaço.
Outro problema está em um dos balanços, que estava enrolado no alto da estrutura por estar com uma das correntes quebradas.
A reportagem esteve no local e constatou os problemas. No entanto, o tronco estava jogado no chão e o escorregador, envergado com a avaria na estrutura. O balanço permanecia enrolado para impedir o uso pelas crianças. Outro espaço que seria destinado a balanços não possui mais as cadeiras para as crianças sentarem.
Há ainda no espaço um escorregador menor, um gira-gira, uma rede de escalada, duas gangorras e um único balanço em condições de uso. Ao lado do parque infantil existe também uma academia ao ar livre e uma área verde.
Os denunciantes informaram ainda que o local é o único daquela região, atendendo a população de bairros próximos, e que recebe cuidados diários dos moradores, por isso está sempre limpo e com bela jardinagem. No entanto, a manutenção nos brinquedos e capina da área verde existente ao lado exigem equipamentos, o que torna mais difícil.
Procurada, a Prefeitura informou que, após tomar conhecimento, retirou os brinquedos com avarias que estavam instalados e sendo utilizados pela população, e interditou as estruturas para evitar acidentes.
Sobre a manutenção e reposição dos brinquedos retirados, o município informou que o serviço entrará “numa rotina”, por isso, não seria possível precisar uma data para o retorno das estruturas no referido parque.
A reportagem questionou sobre a quantidade de parquinhos existentes em áreas públicas do município e a periodicidade de manutenção desses espaços de lazer, mas não houve resposta. Também não houve manifestação sobre a possibilidade de instalação de novos parques infantis nos bairros próximos.
Na manhã desta sexta-feira (25), equipe da Prefeitura fazia capina e limpeza na área verde.
hoje mais
