O vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia, é o novo líder do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) na Câmara de Birigui (SP). A informação foi dada pelo próprio vereador durante a Tema Livre na sessão de ontem (16), e confirmada pela Prefeitura à reportagem
Segundo Vadão, informalmente os colegas parlamentares já atribuíam a ele a função de defender os projetos enviados pelo Executivo. Em várias ocasiões, o vereador tentou “acalmar os ânimos” em discussões importantes, visto que a composição atual do Legislativo é maioria oposição.
“A gente acaba assumindo uma posição por ser o vereador mais velho, eles vêm falar comigo. Eu estou do lado da situação entre aspas, porque aquilo que é bom é bom, o que é ruim eu estou fora”, explicou o parlamentar que já foi 1º e 2º secretário da Mesa Diretora, vice-presidente e presidente da Câmara. “Faltava essa (função de líder), que ninguém quer, porque acha que é ‘bucha’”.
A atuação como líder já teve início. Hoje Vadão informou que foi ao Centro Dia do Idoso – durante a sessão de ontem, vereadores reclamaram do transporte precário e da alimentação para os idosos atendidos no local.
“Convidei todos para ir junto, mas ninguém quis. Fui sozinho para ver o que está acontecendo e algumas informações não procedem. Eles têm transporte, uma van que é adaptada. O que mudou foi a rotina de viagens, que antes eram duas e agora é apenas uma. Eu já articulei para que possa voltar a ter duas viagens e melhorias na alimentação”, contou.
Após visita ao local, o vereador disse que deu retorno aos colegas que levantaram a situação e acionou o Conselho Municipal do Idoso para que faça uma vistoria no local e observe a estrutura e alimentação, pois seria o órgão competente para isso.
“E será isso. Vamos tentar resolver as demandas da população, dialogar. Não vou entrar em debate para defender o prefeito. Ele tem que fazer as coisas corretas para que eu possa defender as coisas certas. É o que vou tentar fazer enquanto estiver à frente da liderança”, resumiu.
Questionada, a Prefeitura confirmou, por meio da assessoria de imprensa, o nome de Vadão como seu novo líder no Legislativo e adiantou que nos próximos dias enviará (à Câmara) a indicação oficial.
“A expectativa do Executivo é a melhor possível. Pois a intenção é que o diálogo entre os dois poderes seja cada vez melhor”, respondeu sobre a indicação.
O último líder na Câmara foi o vereador Wesley Ricardo Coalhado, o Cabo Wesley (União), eleito pelo mesmo partido de Leandro Maffeis, na época o PSL. A parceria durou poucos meses e hoje o vereador integra o chamado Grupo dos 8, que é oposição à atual administração.
Há mais de um ano Maffeis não tem um líder na Casa, contando com a defesa esporádica de alguns vereadores de sua base a projetos específicos.
“Não existia uma definição exata de liderança por uma questão orgânica dos vereadores da base. Mas a partir do momento que o vereador Vadão se colocou à disposição para assumir a representação, houve um consenso para que essa função fosse novamente restabelecida”, explicou.
hoje mais
