O BRASIL ULTRAPASSA CENTO E CINQUENTA MIL MORTES

O Brasil ultrapassou oficialmente a marca de 150 mil mortos pela covid-19 neste sábado (10/10), segundo o Ministério da Saúde. Mas, nas estimativas de especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, esse número já havia sido alcançado semanas atrás.

Os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil afirmam que não há dúvidas de que o Brasil já ultrapassou a marca das 150 mil mortes por covid-19, ao menos desde o fim do mês passado.

“Com certeza já passamos dessa marca há algumas semanas. Um dos motivos, por exemplo, é o atraso de notificação. Em regiões mais afastadas, pode demorar mais de uma semana para que essas notificações cheguem ao Ministério da Saúde”, explica o epidemiologista Márcio Sommer Bittencourt, pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da Universidade de São Paulo (USP).

Teste molecular sendo realizado em Nova York
Legenda da foto, Testagem ampla é uma das formas de reduzir a subnotificação

Os números encaminhados ao Governo Federal são levantados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, que por sua vez dependem dos registros de casos e mortes divulgados pelos seus municípios.

Mas o atraso nas notificações de diversos cantos do país é somente um dos diferentes motivos por trás das dificuldades referentes aos dados de covid-19 no Brasil.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...