VEREADOR CÉSAR PANTAROTO O CESINHA PERDE AÇÃO CONTRA A PREFEITURA

 

A Justiça de Birigui (SP) julgou improcedente o pedido do vereador César Pantarotto Júnior (PSD) para anular a concorrência pública aberta pela Prefeitura referente à concessão parcial do serviço público de abastecimento do município.

A decisão foi dada na última segunda-feira (6), pelo juiz Fábio Renato Mazzo Reis. No entanto, o certame está suspenso por ordem do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que analisa três representações contra a licitação protocoladas no órgão.

Na ação protocolada em 20 de janeiro deste ano, o vereador afirma que a licitação, publicada em 11 de dezembro de 2019, trará lesão ao patrimônio público, à população em geral, à moralidade administrativa e ao meio ambiente.

Cesinha afirma que há intenção de “vender a água a empresas que virão para a cidade com o propósito de faturar sobre o valor dela”, sendo que o município tem capacidade para captar e atender até 500 mil habitantes.

O pedido de anulação do certame foi feito com base na lei municipal 6.436/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Birigui, e que prevê que a “terceirização” desses serviços precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico e pela Câmara dos Vereadores, o que não ocorreu, segundo Cesinha.

A necessidade de uma permissão de serviço público ou de utilidade pública passar pelo Legislativo também está expressa a Lei Orgânica do município, afirma o vereador. “A concessão só será feita com autorização legislativa, mediante contrato, precedido de concorrência”, diz o artigo 83.

 O juiz já havia negado a liminar, por não vislumbrar “perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo” e deu prazo para a Prefeitura apresentar documentos que comprovem a necessidade da concessão. A ação também foi encaminhada para o Ministério Público, que manifestou pela procedência do pedido.

No entanto, a Prefeitura explicou que a falta d’água é recorrente desde 2011, ou seja, antes do início da atual gestão, e que o município não pode depender exclusivamente da captação do ribeirão Baixotes, cujas margens não apresentam cobertura florestal adequada e cuja nascente está localizada em município vizinho.

Sobre as leis, afirma que a lei municipal 6.436/2017, citada pelo vereador, permite expressamente a delegação de serviços de saneamento básico e que são inconstitucionais os artigos da Lei Orgânica do município e da lei 6.436, que condicionam a concessão de serviços públicos à prévia autorização legislativa.

Perguntado a reportagem do portal noroeste sobre a possibilidade de aumento da agua o prefeito garantiu que não vai haver aumento  tudo continua como esta

hoje mais
Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...