Com 10 votos favoráveis, os vereadores de Birigui (SP) aprovaram, na sessão desta terça-feira (23), a volta do recesso parlamentar de julho e janeiro, como era anteriormente.
Em segundo turno de votação, o projeto de emenda à Lei Orgânica do município acatado pelo Plenário suspende as sessões ordinárias no mês de julho e no período de 16 de dezembro a 31 de janeiro, como acontece na maioria das casas legislativas do País. No entanto, nesse período são mantidos os atendimentos à população nos gabinetes e nos setores administrativos da Casa, e podem ser convocadas sessões extraordinárias.
O único vereador que discutiu o projeto foi o Andre Luis Moimas Grosso, o André Fermino (PSDB), que assinou a matéria aprovada no ano passado, reduzindo esse período de paralisação dos trabalhos.
“É um dia triste, porque a alteração foi feita por meio de um projeto de minha autoria. Mas contra força não há resistência”, disse, lembrando que o recesso abre “brecha” para que o Executivo encaminhe projetos para serem votados sem parecer jurídico ou das comissões.
Além de André, o vereador Fabiano Amadeu (Cidadania) votou contra o projeto, que é assinado por maioria da Mesa Diretora. O vereador Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), se absteve.
André Fermino foi autor do projeto que havia eliminado o recesso de julho e reduzido o de fim de ano :hoje mais