Vereadores aprovam CEI contra Bernabé em Birigui

Em Birigui, foi aprovada na última sessão, 04/08/2015, a primeira após o recesso de julho, o pedido de abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) com base em suspeita de ilegalidade apontada pelo vereador José Fermino Grosso (DEM). Os vereadores, no entanto, rejeitaram, por unanimidade, pedido de CP (Comissão Processante) para apurar a mesma denúncia, de autoria vereador e ex-líder governista na Casa, Josená Vitorino da Silva (PDT).

FOTO2-327101-2014-04-11-17-55

Diferentemente da Processante, na CEI, se instaurada, o Legislativo não afasta o prefeito para fazer a investigação. Durante a deliberação, conforme regra prevista no regimento interno da Câmara, os parlamentares não puderam justificar seus posicionamentos. Antes da votação, a sessão foi suspensa por cinco minutos para os vereadores discutirem a questão na sala da Presidência. Segundo o presidente do Legislativo, Cristiano Salmeirão (PPS), os vereadores entendem que uma CEI terá suporte maior para averiguar a denúncia do que uma CP.

 A comissão será presidida por Fermino e terá Pastor Reginaldo (PTB) como relator. Os demais membros são Gilmar Trecco Cavaca (PSDB), Rogério Guilhen (PV) e Jean César Maran (PR), suplente de Odair Rodrigues (PR), que está de licença médica. A escolha foi feita por sorteio.

O grupo terá 90 dias para realizar as investigações, prazo que pode ser prorrogada. Se constatada alguma irregularidade, os parlamentares poderão pedir uma CP. Do contrário, a investigação será arquivada.

 A denúncia de Josená foi feita com base em acusação do proprietário de empresa subcontratada pela empreiteira vencedora da licitação para a construção do Centro de Formação do Professor, a Bruno Covre. Ele contou ao vereador que, mesmo com as obras paralisadas, as medições continuaram sendo feitas por engenheiros da Prefeitura.

Conforme o diretor, o município pagou por serviços não realizados, entre 2013 e 2014, como a construção de para-raios, lances de escada e elevador. A empresa teria utilizado notas frias.

Mais um capítulo na gestão ioiô de Bernabé. A população biriguiense está revoltada há tempos com a situação sombria da gestão.

Fonte e foto: Folha da Região.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...