Uma notícia boa para o turismo nacional: a Embratur recebeu a turista estrangeira de número seis milhões no ano, na cidade do Rio de Janeiro. O número é um recorde histórico e rompeu a marca dos cinco milhões de visitantes em que o país estava desde 2005. Isso demonstra aumento do interesse pelo Brasil para o turismo internacional.
Uma festa foi preparada para receber o turista de número seis milhões, no caso uma turista: a escolhida foi a argentina Nadia Panis, de 30 anos, que chegou no voo da TAM JJ8003 vindo de Buenos Aires. A advogada foi recepcionada com música, brigadeiros e ganhou um mapa do Rio, além de uma estadia – com direito a acompanhante – em Búzios, na Região dos Lagos. A decisão de escolher alguém da Argentina, é porque os hermanos são de longe os estrangeiros que mais visitam o Brasil, sendo responsáveis por quase 25% do número de estrangeiros que visitam o Brasil anualmente.
Na chegada, Nadia disse que veio ao Brasil passar férias com as amigas e comemorar o aniversário de uma delas. De acordo com informações da Embratur, a passageira foi escolhida porque a Argentina é o país de onde vem a maior parte de turistas para Brasil. Além disso, Nadja foi uma das primeiras passageiras a comprar o bilhete para esse voo.
passar férias (Foto: Renata Soares/G1)
Letreiro: ‘Seja bem-vindo’
Além da festa para Nadia Panis, a Embratur preparou uma ação promocional com outros 40 passageiros do mesmo voo. Sensores foram colocados na bagagem dos turistas para fazer a supresa: quando eles passaram pelo portão de desembarque do Terminal 2 do aeroporto do Galeão, um letreiro acendeu mostrando a frase ‘Seja bem-vindo’ e o nome de cada turista. O turismo é uma indústria em grande expansão no Brasil, que infelizmente ainda aproveita muito pouco de seu vasto potencial turístico.