Tempestade assola a região

Pelo menos 15 mil clientes da CPFL Paulista ficaram sem energia elétrica na tarde desta terça-feira (8) em Araçatuba e Birigui em consequência do temporal que atingiu a região. O Hospital da Unimed foi uma das instituições afetadas pela falta de energia. Porém, a assessoria de imprensa informou que os dois geradores próprios supriram a necessidade durante o período, garantindo o funcionamento.

 
O vendaval, seguido de chuva, teve início por volta das 13h e deu bastante trabalho ao Corpo de Bombeiros, que recebeu mais de 20 chamados de queda de árvores ou galhos nas duas cidades.
O funcionário público municipal Sebastião Barleta, 59 anos, morador no condomínio Delta Parque, também na zona norte da cidade, estava na mesma situação e ficou revoltado. “É uma vergonha. Pior que a gente não tem para quem recorrer. Me sinto impotente”, disse. Ele comentou que a energia acabou por volta das 14h e, passados mais de sete horas, o serviço não tinha sido restabelecido.
Como não tinha telefone fixo para solicitar atendimento à CPFL Paulista, ele tentou contato pelo celular, mas não teve êxito. “Minha mãe tem 85 anos, sofre de Alzheimer e não tenho como cuidar dela”, informou.
A CPFL Paulista informou, por meio de nota, que assim que foi comunicada da interrupção do fornecimento de energia na região, equipes foram acionadas para fazer os reparos nos danos, provocados principalmente por descargas atmosféricas, galhos e queda de árvores sobre a rede elétrica. A previsão, segundo a empresa, era de que os trabalhos fossem encerrados até as 17h, o que não aconteceu.
No caso do bairro Nova Iorque, o fornecimento foi interrompido por causa de um galho de árvore que caiu sobre a rede elétrica, partindo dois cabos de energia próximo ao cruzamento das ruas Professor Jorge Corrêa e Graça Aranha.
O Corpo de Bombeiros de Araçatuba informou que durante o temporal foram registrados nove atendimentos referentes a queda de árvores ou galhos na cidade e outras 14 ocorrências de queda de fios de energia.
Em Birigui, foram atendidos pelos bombeiros 16 ocorrências de queda de árvores ou galhos, uma delas sobre a linha férrea, no bairro Isabel Marin. Uma caixa d’água não suportou a força do vento e caiu no bairro Portal da Pérola 2. Como não houve vítimas, o Corpo de Bombeiros não foi acionado nesse caso.
Segundo o Ciaagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), entre as 14h e as 20h desta terça-feira choveu aproximadamente 20 milímetros em Araçatuba. Já segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o vento chegou a 41 quilômetros por volta das 16h em Valparaíso.

Fonte e fotos: Folha da Região.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...