SÃO PAULO CAPITAL DO ESTADO PERDE SEU PREFEITO PELO CÂNCER

Um depoimento emocionante de cassio sobre os projetos de Bruno covas ex prefeito de SP morto pelo câncer neste domingo,neto do ex governador Mario covas ja falecido,e projetos feito por ele aprovado que virou lei, lembramos que ele foi duas veis deputado estadual e uma veis deputado federal além de vice prefeito e prefeito da capital SP
Bruno Covas era um político plural, diverso, sério, competente, dedicado, preocupado com os direitos humanos

Conheci Bruno, jovem, deputado estadual, já dando força para o então nascente Diversidade Tucana.

Foi ele que, em 2009, assinou a filiação dos membros do Diversidade Tucana, nos empoderando e estimulando o grupo a crescer e caminhar por si só.

Realmente parceiro da diversidade humana, em 2011, junto com Ricardo Montoro, ambos deputados estaduais, propôs o projeto de lei que se tornou na Lei Estadual Nº 14.363/2011, que incluiu a orientação sexual e a identidade de gênero nos dispositivos da Lei n° 10.313/1999, que veda qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores de todos os edifícios públicos ou particulares, comerciais, industriais e residenciais multifamiliares existentes no Estado de São Paulo.

À frente da Prefeitura de São Paulo, em 2018, editou os Decretos Municipais Nº 58.227 e 58.228 que reestruturou o Programa TransCidadania, que conta, atualmente, com 510 bolsas; e atualizou o decreto do respeito ao nome social e identidade de gênero em toda a Administração Pública Direta, Indireta e Autárquica, respeitando, inclusive, nas publicações do Diário Oficial da Cidade.

Em 2019, a gestão Bruno Covas inaugurou a 2ª unidade da Casa de Acolhida Florescer para população de mulheres trans e travestis, ampliando em mais 30 vagas e complementando as disponibilizadas pela primeira Casa.

Inaugurou, ainda, o Centro Cultural da Diversidade, cujo objetivo é ampliar e disseminar exclusivamente a produção cultural LGBT+, tornando-se o primeiro centro cultural no Brasil com essa proposta.

No ano de 2020, inaugurou o Centro de Cidadania LGBTI+ “Cláudia Wonder”, na região oeste da cidade, estendendo a rede de proteção da população LGBT para todas as regiões da cidade. Hoje contamos com cinco centros, um em cada região.

Em plena pandemia, com o aumento da vulnerabilidade social da população LGBTI+, ao perder emprego, casa, família, a administração, por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI+, articulou com outas Secretarias da Prefeitura e empresas parceiras o “SP CONTRATA TRANS”, promovendo a empregabilidade de travestis, mulheres transexuais e homens trans ao oferecer 470 vagas de emprego, nas mais diversas áreas.

Também por conta do COVID-19, os Centros de Cidadania LGBTI+ integraram a rede de distribuição do programa “Cidade Solidária” oferecendo cestas básicas para toda a população, principalmente a comunidade LGBTI+ em situação de vulnerabilidade.

Outra importante ação foi a promulgação da Lei nº 17.301/20, que dispõe sobre as sanções administrativas a serem aplicadas às práticas de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. Agora Estado e Município possuem ferramentas importantes para combater a LGBTfobia.

Por tudo isto e pela transparência com a qual sempre tratou a respeito de seu estado de saúde, não poderia deixar de prestar aqui minha homenagem e meu reconhecimento de quem fez muito por nós, LGBTI+.

*Cassio Rodrigo de Oliveira Silva é Coordenador de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo

Contato: crosilva@prefeitura.sp.gov.br

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...