Queda no comércio e aumento de empregos na indústria

Segundo o IBGE, o comércio varejista do País registrou queda de 0,4% no volume de vendas em agosto comparadas com julho.  Em relação a agosto do ano passado houve alta de 6,2% nas vendas, com crescimento em todos os ramos de atividade. O destaque ficou com setor de Móveis e eletrodomésticos, que vendeu 16,9% a mais e representou quase metade da taxa de crescimento no período. Em seguida, aparece o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 3,7% no volume de vendas.

 

Em compensação, após dois meses de queda, o número de vagas criadas na indústria voltou a crescer em agosto, com variação de 0,4%, perante recuo de 0,1% em julho. Os dados são da Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário), divulgada nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com agosto de 2010, o emprego industrial avançou 0,6%, enquanto no acumulado do ano (de janeiro a agosto) houve crescimento de 1,6%. O valor da folha de pagamento real avançou 7,1% em agosto de 2011–20ª taxa positiva consecutiva– e 5,2% no acumulado do período de janeiro a agosto.

Assim como o emprego, o número de horas pagas na produção se recuperou em agosto, com alta de 0,4%. Em julho, havia registrado queda de 0,6%. Tal indicador sinaliza novas contratações no futuro, já que, antes de abrirem uma vaga, as empresas contratam horas extras de seus funcionários.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...