A quantia será dividida em 12 parcelas. A primeira, que será paga em janeiro, será de R$ 895.589,00 e a segunda, em fevereiro, de R$ 791.585,00. As demais serão de R$ 401.282,60. A Prefeitura é interventora da Santa Casa, que passa por grande dificuldade financeira, desde 1989. No mês passado, técnicos do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) realizaram auditoria na unidade.
O procedimento fez parte do plano de saneamento das dívidas da Santa Casa, iniciado em 2013, quando a administração teve conhecimento de que o débito do hospital ultrapassa R$ 50 milhões. A Prefeitura fez o pedido, pois a unidade não possui certidão negativa de débitos, o que a impede de receber recursos dos governos estadual e federal. Na época, o hospital parcelou seus débitos com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e se inscreveu no Prosus – programa de fortalecimento das entidades privadas filantrópicas e das entidades sem fins lucrativos que atuam na área da saúde.
Fonte: Folha da Região