Prefeitura levará dois meses para limpar metade das escolas municipais de Birigui

esta escola fica no  colinas CEI pulcina moutinho Gonçalves(foto vereador  Fabiano Amadeu,pó Birigui)

Alvo constante de reclamações no início deste ano, a limpeza das escolas municipais de Birigui (SP) levará pelo menos quatro meses para ser concluída, considerando cronograma feito pela zeladoria da Secretaria de Educação. Nos meses de março e abril, 16 unidades estão na lista de manutenção. Considerando a existência de 30 escolas municipais em Birigui, são pelo menos quatro meses para finalizar o ciclo.

As informações foram passadas pela Prefeitura, após cobrança feita pelo Hojemais Araçatuba sobre a falta de manutenção das unidades escolares na volta às aulas. As queixas vão desde mato alto, até problemas estruturais, como rachaduras nas paredes, equipamentos quebrados e parques infantis sem uso pelas crianças por falta de manutenção no espaço.

Situações ainda piores foram flagradas por um grupo de vereadores, que deu início no mês passado a uma fiscalização nas unidades.

O grupo composto por Fabiano Amadeu (Cidadania), Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), Osterlaine Henriques Alves, a Dra. Osterlaine (União) e Wesley Ricardo Coalhato, o Cabo Wesley (União), percorreu, por enquanto, cinco escolas municipais – Profª. Ruth Pintão Lot, Profª. Nayr Borges Penteado, Dr. Gama, Prof. José Sebastião Vasques Calçada e Prof. Oduvaldo Dossi – e visitou o CEI Pulcina Moutinho Gonçalves. Em todas as unidades foram encontrados problemas.

Umas das situações mais preocupantes foi a da escola Profª. Nayr Borges Penteado, no São Braz, que na data da visita, em 15 de fevereiro, não tinha água gelada, nem ar-condicionado e conexão do monitoramento do alarme, porque parte da fiação da escola havia sido furtada.

Pisos e brinquedos de recreação infantil estavam comprados e estocados, aguardando a colocação por parte de servidores da Prefeitura.

Na escola Profª. Ruth Pintão Lot, no João Crevelaro, cuja situação de descaso foi mostrada pelo prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) em live no primeiro mês de seu mandato, há ainda portas quebradas, ar-condicionado e ventiladores sem funcionar, falta de luminárias, inoperância dos equipamentos de combate a incêndios e mato alto, que toma conta do local.

A reforma, orçada em mais de R$ 1 milhão, era para ser finalizada no dia 19 de junho de 2022, mas ainda não foi entregue.

Atualmente o município possui 16 EMs (Escolas Municipais), 2 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e 12 CEIs (Centros de Educação infantil). Existem ainda seis CEIs conveniados.

Questionada sobre manutenção nas escolas antes do retorno às aulas, a Prefeitura informou que todas as unidades escolares foram roçadas por equipe da Secretaria de Serviços Públicos em parceria com equipe montada pela Secretaria de Educação, e garantiu que o serviço não para. “Montamos uma equipe na Secretaria de Educação, que atende as unidades menores, e contamos com a Secretaria de Serviços Públicos que atende as unidades maiores e recolhe todo o entulho”, informou.

Explicou ainda que existe um cronograma, mas que com as constantes chuvas dos últimos meses, o mesmo tem sofrido alterações, o que tem atrapalhado o bom andamento dos serviços.

Especificamente sobre a situação denunciada pelos vereadores na escola Profª. Nayr Borges Penteado, explicou que a unidade sofreu quatro furtos. No dia 28 de novembro de 2022, houve uma tentativa de furto do motor do aparelho de ar-condicionado; no dia 22 de dezembro, furtaram o hidrômetro e seus acessórios; no dia 27 de janeiro furtaram fios (cerca de 10 metros) e uma parte da tubulação de cobre do ar-condicionado e no dia 8 de fevereiro, furtaram mangueiras de cobre, fios de energia e cabos de internet.

“A equipe de engenharia elétrica e da secretaria de obras deu todo o suporte para que o serviço fosse reestabelecido de imediato, porém alguns serviços estão sendo finalizados no dia de hoje (ainda em fevereiro)”, afirmou.

Sobre os pisos guardados, informou que foram adquiridos com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), no ano de 2020 e que, na época, a direção da unidade solicitou a colocação, porém não foi realizado. “Os pisos serão instalados quando da reforma da escola, cujo projeto está pronto, aguardando somente a adequação orçamentária”.

Sobre brinquedos estocados, encontrados em mais de uma unidade, disse que solicitou a instalação à Secretaria de Obras e aguarda o serviço. Eles foram adquiridos pela Secretaria de Educação em dezembro de 2022 e foram entregues nas unidades escolares no final de janeiro deste ano. O investimento foi de R$ 260 mil.

Cronograma de limpeza divulgado pela Prefeitura para os dois próximos meses. Lembrando que pode sofrer alterações em caso de chuva.

  • 01/03 EM Profª. Ruth Pintão Lot
  • 06/03 CEI Pulcina Moutinho Gonçalves
  • 09/03 EM Profª. Adelina B. S. Pacitti
  • 13/03 CEI Fátima Hamud Nakad
  • 15/03 EM Profª. Dirce Spinola Najas
  • 20/03 EM Prof. Luciano Augusto Canellas
  • 23/03 CEI Maria Devechio Migliorini
  • 27/03 Cozinha Piloto
  • 29/03 EM Prof ª. Izabel Branco
  • 03/04 CEI Rotary
  • 05/04 EM Prof. Dario Ângelo Tantin
  • 10/04 CEI Ana Souto Trevisan
  • 12/04 CEI Anthero dos Santos
  • 17/04 CEI Dona Maria Bruder Camargo
  • 20/04 EM Profª. Leonor Chaim Cury
  • 25/04 EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada: hoje mais
Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...