Na manhã desta terça (09/04/2013) a Polícia Federal inicia a operação Fratelli, ação que busca investigar crimes de corrupção em oitenta cidades do Noroeste Paulista, entre elas: Brejo Alegre, Buritama, Auriflama e Birigui.
A operação é organizada pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e tem objetivo desmantelar esquemas de desvio de verba, cujo total em todo o país deve ultrapassar R$1,1 bilhão de dinheiro desviado dos cofres públicos.
A Operação Nacional Contra a Corrupção cumpre 92 mandados de prisão, 337 de busca e apreensão, 65 de bloqueio de bens e 20 afastamentos de cargos públicos.
A situação da prefeitura de Birigui, já não é das melhores após a cassação do atual prefeito Pedro Bernabé (PDT) que reassumiu a cadeira após liminar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Bernabé foi acusado de compra de votos, e agora enfrenta mais um escândalo.
A operação se chama Fratelli em referência a famosa família italiana que comandou a máfia nas décadas de 30 e 40 nos Estados Unidos e também em Nápoli na Itália.