Prefeitura compra brigadeiro e salgadinhos e diz que crise aumentou demanda

Festas feitas pela Assistência Social, com crianças e idosos, utilizam produtos presentes em licitação

A crise econômica vivida pelo País fez crescer a demanda por produtos distribuídos pela Secretaria de Assistência Social, como salgadinhos e doces. A informação é da Prefeitura de Birigui sobre edital publicado pelo Executivo na semana passada, que prevê R$ 692.698,84 para compra de salgadinhos.

Conforme resposta enviada pela administração municipal, “a demanda de 2017 teve um aumento significativo devido à situação econômica do País e a rotatividade de atendidos nos programas”. Além disso, a administração indica que o Centro Dia Do Idoso foi acrescentado ao plano de aplicação de 2017, também aumentando a demanda.

A Assistência Social explicou que “são proporcionados momentos em que são fornecidos lanches para população atendida durante às atividades socioeducativas, com intuito de contribuir no fortalecimento e efetivação das ações desenvolvidas, de maneira que também propicie um momento de bem-estar a estas famílias, que se encontram com os vínculos afetivos fragilizados, vulnerabilidade e risco social decorrente da pobreza e nulo acesso aos direitos sociais”.

A Prefeitura afirma também que os produtos presentes na licitação serão destinados exclusivamente para famílias atendidas pelos programas assistenciais da pasta, que “desenvolvem atividades socioeducativas, mediante ações coletivas de convívio pessoal e comunitário com os usuários e famílias, nas quais envolvem a realização de grupos e oficinas socioeducativas semanalmente, atendimentos particularizados diariamente, palestras que ocorrem eventualmente, além de confraternizações e festividades de datas comemorativas que também contribuem com os objetivos propostos pelos serviços na perspectiva socioassistencial”.

A última licitação do tipo foi feita em julho do ano passado, com contrato de duração de 12 meses. Conforme dados existentes no site da Prefeitura, a administração da época levantou preços para 57.752 unidades de salgadinhos e doces. Na licitação deste ano, mais de 70 mil unidades foram incluídas no edital, ao valor total de R$ 692.698,84.

Na proposta de pregão estão presentes 43 itens, totalizando mais de 70 mil salgadinhos. Entre os produtos a serem adquiridos estão 828 brigadeiros, 1.872 minipizzas sabor presunto e queijo, 660 bolos trufados de chocolate, 576 pães de queijo, 9.420 cachorros-quentes, 2.688 lanches no pão francês, 9.192 lanches crocantes com pão e gergelim, 3.812 esfirras de carne, 8.472 X salada pequeno e 504 bombons de leite ninho.

Com uma cozinha piloto à disposição, com nutricionistas e equipes capacitadas, o povo se pergunta por que terceirizar a alimentação?

Fonte: Folha da Região.

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