Natureza será destruída e dinheiro público usado para criação de marginal desnecessária

Trecho da rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Araçatuba

Em mais uma obra que a população simplesmente vê o dinheiro sendo desperdiçado e pior, a natureza paulista sendo devastada, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou a desapropriação de áreas para a construção de marginais na rodovia Marechal Rondon (SP-300), no perímetro urbano de Araçatuba. De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a obra deve começar em outubro, executada pela concessionária Via Rondon, com investimento previsto de R$ 13,4 milhões, e será fiscalizada e gerenciada pela agência.

O decreto publicado libera a desapropriação de 19 áreas, totalizando 10,4 mil metros quadrados no trecho entre os quilômetros 535, que fica no acesso à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), e 541,7, onde existe um trevo de acesso ao bairro Engenheiro Taveira. Segundo a Artesp, a concessionária já apresentou à Cetesb (Companhia Estadual do Meio Ambiente) os pedidos de licenças ambientais para a realização da obra, que devem ser concluídas em dois anos.

Essas marginais, de acordo com a agência, trarão maior comodidade e segurança aos motoristas que passam pelo perímetro urbano da estrada, normalmente mais lento. “Facilita a viagem tanto dos motoristas do município quanto dos usuários de longo percurso, que encontrarão a via expressa mais livre, podendo percorrer o trecho em menor tempo”, informa em nota. E acrescenta que a obra também é importante para aumentar a segurança do tráfego e reduzir os riscos de acidente.

Em 2016, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar denúncia de que não estavam sendo cumpridas melhorias previstas no contrato de concessão. Em fevereiro deste ano, o órgão informou que as investigações foram suspensas após a concessionária se comprometer a realizar as obras entre Araçatuba e Birigui em seis meses.

Pelo acordo, para o segundo semestre deste ano, está prevista a implantação de marginais nas duas pistas do trecho entre os quilômetros 520,1 e 530,9 (entre Araçatuba e Birigui); melhorias dos dispositivos de retorno e acesso nos quilômetros 528 e 530,4 (em Araçatuba); de uma passarela no quilômetro 518 (Birigui); e calçada no viaduto 519 (Birigui).

O decreto autorizando a desapropriação de áreas para as marginais entre Araçatuba e Birigui foi publicado também em fevereiro e essas obras estão orçadas em R$ 42,9 milhões.

Segundo a Artesp, as etapas prévias necessárias para o início dessas obras estão em andamento. “A concessionária entrou com pedido de licenciamento ambiental e o governo publicou os decretos de utilidade pública das áreas necessárias para a realização das obras. A implantação de marginais entre Araçatuba e Birigui é obrigação contratual da Via Rondon, porém a definição de cronograma depende da emissão da licença de instalação pelos órgãos ambientais”, informa a agência.

Será que haverá o devido respeito ao meio ambiente? Ou será que nossa população irá sofrer ainda mais com a ausência de árvores? E porque não investir milhões em educação e moradia popular?

A população não se sente ameaçada no trecho da Rondon, que não precisaria de melhorias, ao contrário do que ocorre no atalho Baguaçu entre Birigui e Araçatuba, que sim precisa de melhorias e no entanto o governo parece não se importar com as mortes constantes na pista.

Fonte: Folha da Região.

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