MP apura falta de água em Birigui

O Ministério Público de Birigui (SP) instaurou um inquérito civil para apurar a falta de água em bairros da cidade. O MP pediu explicações para a prefeitura e para a concessionária responsável pelo abastecimento de água, pois o problema está afetando moradores de pelo menos sete bairros da região oeste desde a última sexta-feira (25).

No bairro Jardim do Trevo, onde a dona de casa Laurinda Terensi Martins mora, a torneira está seca e a roupa acumulada. Para lavar algumas peças de roupa, a dona de casa conta que reservou a água que sobrou na caixa de água. “Está acumulando roupa, tem de lavar toalhas, roupa de cama e não tem água. Tem de comprar água para fazer café, fazer comida”, afirma.

Segundo a prefeitura, o problema é na bomba que abastece a região oeste da cidade. A água que vem do caminhão-pipa passa pelas ruas do bairro pelo menos uma vez ao dia. Segundo os moradores, o caminhão chega durante a manhã e quem trabalha não tem condições de buscar e usá-la durante o dia. “Tem de por água na bacia, lavar a louça uma por uma. Estou comprando marmita porque não tem água para fazer o almoço”, diz a dona de casa Rosineide Rodrigues.

Depois de mais de uma semana nessa situação, o Ministério Público de Birigui  resolveu instaurar um inquérito civil para entender o que está acontecendo. O prazo para que a prefeitura e a empresa responsável pelo abastecimento darem explicações termina nesta quinta-feira (1º).

No bairro Colinas, os moradores reclamam que mesmo com a falta de água a cobrança feita pelo uso das torneiras continua sendo feita normalmente. “A situação está difícil e a conta já veio, a conta não deixaram de mandar”, afirma o aposentado José Amadeu Ponto de Oliveira.

Em nota, a prefeitura informou que respondeu ao Ministério Público e tomou medidas judiciais para que a empresa que cuida do abastecimento resolva o problema. Prefeito e moradores de Birigui se reuniram e formaram uma comissão para acompanhar os trabalhos. A empresa responsável pelo serviço de água disse que o problema será resolvido o mais breve possível.

Moradora tem de usar bacia para lavar louça (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...