Lixo Espacial

Um fato curioso, perigoso e pouco comentado é a presença crescente de detritos espaciais ao redor da Terra, lixo esse que as vezes cai em diferentes regiões provocando danos e mortes.

Lixo espacial que caiu em Montividiu em Goias no ano de 2008.

Desde o lançamento do primeiro satélite artificial pelos soviéticos – o Sputinik – em  1957,  18 mil objetos foram colocados em órbita. Até recentemente contavam-se 10 mil objetos de grande ou médio porte e outros 40 mil de pequenas dimensões. O mais preocupante é que apenas uns 7 mil são maiores do que 20 centímetros. Abaixo desse tamanho, eles se tornam praticamente invisíveis, pois não são percebidos nas telas dos radares, oferecendo mais perigo em suas quedas, pois não há como saber onde tal objeto vai cair porque ele não é detectável pelos radares.

Os detritos espaciais causam danos principalmente nos veículos espaciais e oferecem sério risco para os astronautas em órbita. A Onu propôs um acordo para diminuição do lixo espacial.

Australiano observa lixo espacial em 2010.

O que podemos notar com tristeza é que o homem polui não só nosso planeta, mas até o espaço, e nós cidadãos comuns corremos o risco de sermos atingidos por um objeto caído do céu, que não passa de lixo espacial.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...