Justiça multa coligação de Saraiva por fake news

A Justiça eleitoral aplicou multa de R$ 10 mil por fake news publicadas pela coligação “Araçatuba para fazer bem feito”, do candidato a prefeito de Araçatuba, Cido Saraiva (MDB), por publicar fake news dizendo que o Hospital da Mulher estava fechado. A divulgação da notícia falsa ocorreu durante a campanha Outubro Rosa e, segundo o Ministério Público Eleitoral, provocou um enorme prejuízo às mulheres da cidade que buscam orientação, exames e tratamento para o câncer de mama.

A decisão, assinada pelo juiz Wellington José Prates, determina que a coligação pague R$ 5 mil. A outra metade será paga, solidariamente, por duas instituições mantidas pelo candidato. “As redes sociais, tão protagonistas na vida moderna, facilitam por demais a disseminação de notícias falsas em escala geométrica, o que em termos eleitorais é um atentado à democracia”, destacou o juiz.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou uma nota oficial, nesta quarta-feira (11), esclarecendo que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial.

De acordo com o Tribunal, essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes. Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, o órgão pede para que os cidadão confiram sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral. folha região

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...