Governo estuda desmatar 1/3 da maior floresta nacional brasileira

Você já ouviu falar da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim? Em 2006, através de um decreto, Lula (presidente na época), criou uma grande área de conservação florestal ao sul do Pará, para conter o avanço do desmatamento na Amazônia. Agora o governo Dilma estuda tirar cerca de 1/3 das terras, area cerca de três vezes maior que a cidade de São Paulo.

São mais de 1,3 milhão de hectares de floresta sendo destruídos para dar lugar aos ruralistas, a destruição da floresta seria um paliativo do governo que deve bilhões em indenizações a donos de terras.

“Há situações a serem corrigidas”, diz a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Mas é preciso separar o joio do trigo, para ver quem tem direito à posse da terra e quem a ocupou ilegalmente, para especular e desmatar. Há muito interesse de grilagem na região.”

Enquanto a decisão não sai, a Flona do Jamanxim abriga rebanhos e pastagens degradadas, além da produção de café, milho e arroz onde, por lei, a única atividade econômica deveria ser o uso sustentável de produtos da floresta, o que não ocorre. No final do governo Lula, houve duas Operações Boi Pirata dentro da Flona, na tentativa de conter o desmatamento ilegal na unidade. Nessas operações, os animais eram apreendidos pelo governo e depois leiloados.

Na última sexta-feira, dia 13/07  o Ibama apreendeu 13 caminhões carregados com 250 metros cúbicos de madeira ilegal no interior da Floresta Nacional (Flona) Jamanxim, em Novo Progresso, no oeste do Pará. Os veículos tentavam transportar a madeira roubada da floresta pública durante a madrugada, quando foram flagrados pelos agentes federais em uma barreira armada em uma das saídas da área protegida. Os donos dos caminhões, além de autuados num total de R$ 75 mil em multas, responderão a processos, civil e criminal, pelos danos ao meio ambiente. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (13).

No início do mês, o intenso tráfego de caminhões toreiros na Flona Jamanxim foi denunciado ao Ibama. Investigações revelaram que cerca de 20 veículos operavam, todas as noites, transportando a madeira da Flona para várias serrarias do município, um dos líderes em desmatamento no Estado.



Localizada ao sul do Pará, a floresta Jamanxim, foi criada através de um decreto em 2006. É preciso que o povo lute contra a redução da floresta. Estamos perdendo o pulmão do mundo.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...