Governo de São Paulo irá reorganizar a educação pública e deverá fechar escolas

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A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou no dia 23 de setembro uma nova organização da rede estadual de ensino paulista. O objetivo é separar as escolas para que cada unidade passe a oferecer aulas de apenas um dos ciclos da educação (ensino fundamental I, ensino fundamental II ou ensino médio) a partir do ano que vem.

Segundo a secretaria, a previsão é que 1 mil escolas do total de 5.108 unidades espalhadas pelo estado sejam afetadas pela reorganização. E que as mudanças atinjam um milhão dos 3,8 milhões de alunos matriculados.

Atualmente, o estado de São Paulo tem 5.108 escolas, sendo 479 com os três ciclos; 3.186 com dois ciclos; e 1.443 com um único ciclo.

A reorganização tem como objetivo oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno, respeitando a meta de cada ciclo: até 30 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; até 35 alunos do 6º ao 9º ano do fundamental e até 40 alunos no ensino médio. O plano estabelece que a redistribuição dos alunos respeite o limite de 1,5 km.

No entanto, se uma escola tiver mais de um ciclo e não houver outra unidade em um raio de 1,5 km de distância para transferir os alunos, ela continuará do jeito que está, segundo a secretaria.

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A pasta de educação iniciou um processo de recadastramento de todos os alunos da rede estadual de ensino. A ideia é a de que os dados atualizados dos estudantes ajudem no processo de transferência para a unidade mais próxima de sua casa. O recadastramento pode ser feito pelo site: www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br.

As diretorias de ensino têm até o dia 23 de outubro para validar quais escolas da rede estadual passarão pela reorganização. Depois disso, os alunos serão comunicados sobre a mudança de escola. Uma “mega reunião” está marcada para o dia 14 de novembro nas 5.108 escolas onde dirigentes de ensino vão falar sobre as mudanças para os pais e os alunos.

A troca será automática e feita pela diretoria de ensino. Segundo a secretaria, caso os pais e alunos não concordem com a mudança, ele deverá solicitar uma transferência na direção da escola para onde o aluno foi designado.

As escolas fechadas serão utilizadas para outros serviços de educação como creches ou Etecs, por exemplo. Os professores assim como os alunos, poderão ser transferidos.

Desde terça-feira, segundo levantamento do sindicato, pelo menos 43 manifestações foram registradas após o anúncio da reestruturação escolar. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) diz ter feito um levantamento preliminar de escolas que podem ser fechadas, apontando que ao menos 155 unidades seriam afetadas. O governo nega e diz que este número não está definido.

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Dezenas de policiais investem contra professor desarmado. Retrato da política educacional paulista.

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, afirmou nesta quinta-feira (8/10) que a reestruturação nas escolas da rede pública é “ousada” e o “impacto pode ser muito grande”. Segundo ela, o verdadeiro motivo dessa mudança é “o enxugamento e a forma empresarial de gerir a educação”. “Estamos falando de pessoas e não de máquinas”, reforça.

Para Maria Izabel Noronha, “o aluno tem afetividade com a escola e com o bairro”. Segundo ela, a mudança quebra o vínculo e tem um impacto na vida do aluno e na sociabilidade.

A verdade é que uma das maiores reclamações de alunos e professores sempre foi a super lotação em sala de aula, se o governo alega que tem menos aluno, tem a oportunidade única de oferecer educação mais personalizada e o que ele faz? Fecha escola. Em um estado onde se fecha escola e se abre presídios, percebemos bem a prioridade dos governantes. A educação parece não ser o objetivo do governo, que parece querer pessoas menos críticas e portanto mais manipuláveis para o sistema.

Listamos abaixo motivos contra a reorganização escolar:

1- O projeto de reorganização escolar mudará a vida de todos, porém não foi debatido com professores, pais, alunos e funcionários das escolas de forma democrática. Fomos informados pela televisão e nosso destino será definido por decreto.

2- O objetivo central da “reorganização” é corte de verbas. Centenas de escolas serão fechadas, já que o remanejamento de mais de 1 milhão de alunos é concentrar a demanda em determinadas unidades de ensino e fechar outras.

3- Os professores temporários serão demitidos, pois haverá ainda menos aulas para atribuir.

4- Trabalhadores terceirizados da merenda e limpeza, que possuem contratos de trabalhos mais frágeis, também serão demitidos.

5- Mais alunos por sala de aula. A realidade de aulas lotadas será ainda pior.

6- A reorganização é uma preparação para abrir a escola pública ainda mais para a iniciativa privada. Com a municipalização do ensino fundamental, parcerias públicos privadas na gestão escolar poderão ser implementadas.

7- Os alunos terão que estudar até 1,5 km da escola de origem, o que significa 3km entre uma escola e outra (se cada uma tiver na ponta do diâmetro) e em linha reta. Isso dificultará enormemente para os pais que tem filhos em ciclos diferentes.

8- Aumenta a evasão escolar, principalmente no ensino noturno, já muitos alunos organizam sua vida em função do trabalho, estudam até as 23hs e acordam muito cedo.

9- Reduzirá oferta pelo ensino noturno e os cursos de EJA ou torná-los extremamente precários.

10- Com o ensino em ciclos divididos por escola, a implementação do Ensino em Tempo Integral e a flexibilização do currículo serão facilitados, retirando disciplinas e esvaziando a escola de conteúdo.

Enquanto os ocupantes de cargos públicos começando pela presidente Dilma, passando pelo governador Alckmin e chegando até vereadores não utilizarem os serviços públicos como a maior parte da população: médicos, escolas, praças e rodovias; seguiremos tendo uma infraestrutura de terceiro mundo e o sucateamento constante das instituições que deveriam ajudar a fomentar a população a evoluir e não se acomodar e se marginalizar como acontece constantemente. A educação é o princípio de tudo.

Fonte: G1.

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