A Polícia Civil de Birigui (SP) foi comunicada na noite desta terça-feira (5), sobre o desabamento de parte do forro do prédio da Prefeitura, que foi inaugurado em dezembro de 2020. Segundo o que foi apurado pela reportagem, o problema aconteceu no último andar do prédio.
Ainda de acordo com o que foi apurado pela reportagem, foi o próprio prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) que comunicou o delegado Eduardo Lima de Paula que parte do forro de gesso do saguão do último andar do prédio da Prefeitura havia desabado. Segundo o que foi informado, não houve feridos com o incidente.
O delegado esteve na Prefeitura junto com um escrivão e ao confirmar o dano. O local foi preservado para a realização de perícia por equipe do Instituto de Criminalística. Os trabalhos foram acompanhados pelo engenheiro civil e integrante da Defesa Civil Municipal, Maurício Pereira, e de outros servidores municipais da Defesa Civil e outros setores da administração municipal.
Ainda de acordo com o que foi apurado, em análise inicial os peritos não encontraram indícios de vazamento hidráulico, substâncias inflamáveis ou vestígios de fogo que pudessem ser a causa do desabamento. Ao término dos trabalhos, a polícia foi informada pelo engenheiro da Prefeitura que a área permaneceria interditada para passar por avaliação pela empresa responsável pela execução da obra.
O delegado solicitou à equipe que fizesse a gravação dos vídeos das câmeras de segurança do momento do desabamento do teto e o boletim de ocorrência inicialmente foi registrado como “não criminal”. O caso foi comunicado à Seccional de Polícia.
O Centro de Formação do Professor e Atendimento ao Aluno, denominado “Carmen Martinez Rodrigues”, que abriga o novo Centro Administrativo “Leonardo Sabioni” e a Secretaria de Educação de Birigui, foi inaugurado em dezembro de 2020.
A obra teve início em abril de 2010, mas ficou parada por pelo menos cinco anos, tendo problemas e apontamentos do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). O prédio fica na esquina das ruas Anhanguera e Roberto Antunes, no bairro Jardim Morumbi, região central da cidade.
Ao todo, foram investidos R$ 9,1 milhões na obra. A empresa A.M.G.R. Construções e Comércio Ltda. – EPP, de Birigui, venceu a licitação para concluir a obra e recebeu R$ 4,7 milhões pelo serviço.
Trata-se do maior prédio público da Prefeitura de Birigui, com 4.605,69 metros quadrados de área construída. São três pavimentos (térreo e dois andares), dois elevadores, 24 banheiros e dois auditórios (um para 172 pessoas e o outro para 72 pessoas).: hoje mais