Finados

Hoje dia dois de novembro é dia de relembrar daqueles amados que nos deixaram para outros planos. Os principais cemitérios de Birigui: Saudade e Consolação estiveram lotados de pessoas saudosas de seus entes queridos.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

O cemitério da Consolação é o maior de Birigui.

A escolha do dia dois de novembro se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Se você não pode ir aos túmulos, ou não acredita nisso, pelo menos lembre ou reze pelos seus entes que se foram.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...