Fim de uma Copa polêmica

br-fulecos-copa-2014-china

A Copa do Mundo no Brasil, começou polêmica: por um lado protestos contra o excesso de dinheiro aplicado de 25,6 bilhões de reais, 9 vezes mais do que o estimado inicialmente, além dos atrasos nas preparações, quem foi aos estádios enfrentou sinal ruim de wifi e 3 G nos estádios e a crítica em relação aos voluntários, tidos como muito educados e prestativos, mas sem saber passar informações básicas – localização de banheiros, bares, assentos, etc. Dificuldade maior quando as perguntas eram em inglês. Do Brasil esperava-se uma catástrofe e o Brasil ficou longe disso. Na Alemanha em 2006 não foram construídos elefantes brancos como os de Manaus, Cuiabá, Natal e Brasília, cujas contas jamais serão pagas a não ser que ocorra mais um milagre brasileiro.
1376935002135-copa-torcida
Lá não morreram tantos trabalhadores, nem caiu viaduto com duas mortes, nem se desalojou tantas famílias, nem nada custou tanto a ponto de a nossa Copa ter superado o custo dos três últimos torneios e nenhum estádio foi invadido por torcedores como o Maracanã pelos chilenos. Tampouco faltou luz no jogo de abertura.
O legado da Copa é a consciência de que megaeventos são muito bons para quem os promove e para as celebridades que gravitam em torno, mas não são necessariamente bons para quem os recebe, razão pela qual será excelente se os próximos forem submetidos à consulta popular.
O turista que veio não se hospedou nos melhores hotéis nem comeu nos melhores restaurantes, preferiu albergues ou sambódromos, lanchonetes ou churrasquinhos de gato, até porque houve preços abusivos por partes do comércio turísticos, aproveitadores criaram preços exorbitantes para explorar o turista, numa mediocridade que espanta turistas a longo prazo. Ou você vai falar bem de um lugar onde foi explorado?
2014-07-08T224308Z_1006930001_LYNXMPEA6710B_RTROPTP_2_MANCHETES-COPA-POLITICA-DILMA
Toda a arrumação e segurança da Copa vai se manter nos próximos anos ou foi apenas algo para gringo ver? E o dinheiro gasto em estádios, terá valor igual para ampliar o SUS?
Em termos futebolísticos, nossa seleção infelizmente foi uma grande decepção, porque representou de certa forma nosso próprio povo: não jogou como time, não jogou pensando no bem estar de todos, e sim em fazer gol sozinho, em ser estrela, não em benefício de todos. A seleção apenas refletiu o egoísmo de quem acha que brilhar sozinho é melhor que passar a bola para o outro fazer gol e com isso perdeu. Cooperar nos levaria à vitória, assim como o povo unido jamais será vencido, vamos então nos unir o resto do ano em torno de lutar por uma país melhor e vitorioso não apenas em futebol, mas em saúde, educação e segurança.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...