Ex-vereador de Birigui é preso

O ex-vereador de Birigui Odair Rodrigues Fernandes (PR), 35 anos, o Odair do Paulista, foi preso pela Polícia Militar na noite de quarta-feira (26), após ser flagrado em uma caminhonete com uma espingarda equipada com um silenciador. Apesar de a arma ser de uso permitido, o acessório é proibido, por isso, não houve direito a fiança. Odair é presidente do diretório municipal do PR em Birigui.

Policiais estavam em patrulhamento por uma estrada rural no bairro do Taquari, onde ocorreu um assalto em um haras na noite anterior, e abordavam um veículo. Enquanto vistoriavam o carro, passou pelo local uma caminhonete S-10 ocupada por quatro pessoas, o que chamou a atenção da polícia.

A equipe decidiu abordar os ocupantes e identificou o condutor da caminhonete como sendo o ex-vereador. Em vistoria no interior do veículo, os policiais encontraram a espingarda calibre 22 no assoalho. O político assumiu a propriedade da arma, que estava equipada com o silenciador.

Dando sequência às buscas, os policiais encontraram canivetes no porta-luvas e uma serra, duas facas e um amolador dentro do veículo. O ex-vereador disse que voltava de um sítio que possui em Piacatu, onde havia ido caçar, mas não havia matado nenhum animal.

Preso em flagrante, ele foi levado para a delegacia. Em depoimento na presença de um advogado, o acusado disse que voltava do sítio onde foi caçar javaporco. De acordo com ele, os animais estariam destruindo a plantação.

O ex-parlamentar alegou que a espingarda é uma herança do pai dele e que a mantém no sítio, porque a propriedade já foi assaltada. Ele comentou ainda que já atirou com a arma, mas não recentemente, e que não vende no mercado que possui a carne dos animais que abate.

Ainda segundo o ex-vereador, ele transportava a espingarda na caminhonete porque a levaria para consertar a mira, que estaria desregulada. A espingarda apreendida é de uso permitido, mediante registro e autorização de porte, o que o ex-parlamentar não possui. Pela legislação em vigor, ele teria direito a pagamento de fiança.

Porém, como havia um silenciador acoplado a ela, o que é proibido, o delegado plantonista deixou de arbitrar a fiança e, após passar a noite na delegacia, Fernandes foi levado para a cadeia de Penápolis pela manhã.

Além de ter exercido o mandato de vereador na legislatura passada, Odair do Paulista foi candidato a vice-prefeito de Birigui nas eleições de outubro, na chapa do candidato Gilmar Treco Cavaca (PSDB).

Divulgação – 26/01/2017
Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...