Empresas poderão adotar pontos de ônibus em Birigui


A Prefeitura de Birigui regulamentou a lei 5.716 de 17 de setembro de 2013 que permite à iniciativa privada ‘adotar’ um dos 180 pontos de ônibus espalhados pela cidade. O documento foi publicado na quinta-feira (6) no Diário Oficial do município. As empresas interessadas devem procurar o Departamento de Trânsito e Serviços/Secretaria de Segurança Pública Municipal para firmar a parceria. O termo de cooperação entre a Prefeitura e empresa será firmado pelo prazo de cinco anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.

O regulamento traz um modelo de ponto de ônibus e estabelece padrões de medidas e materiais a serem utilizados. Estão liberados dois espaços para publicidade da empresa, mas exige a construção de espaços para cadeirantes, campanhas educativas e itinerário.

De acordo com o Executivo, quatro pontos já foram adotados: rua Luiz Oba, no bairro Silvares (em frente ao novo pronto-socorro); avenida Euclides Miragaia (próximo do supermercado Tonin); avenida Governador Pedro de Toledo e rua Nove de Julho (em frente ao Paço Municipal). As cabines serão instaladas em 30 dias. A meta, segundo a administração, é buscar novos interessados no programa.

Hoje o transporte coletivo é feito, em caráter emergencial, pela Theodoro Transportes, de Monte Aprazível. O Executivo informou que o contrato terminará dentro de 180 dias, porém a “administração está trabalhando no novo edital, que será publicado o mais rápido possível”. A previsão é publicação em até 45 dias.

A Theodoro atua na cidade desde o início de 2014, após o contrato com a Circular Birigui – que durou 40 anos – ser quebrado. Na época, os 53 funcionários da Circular entraram em greve por duas vezes, por causa de pagamentos atrasados, e tiraram os ônibus de circulação. A empresa passava por uma grave crise financeira e deixou de prestar o serviço.

Fonte: Folha da Região

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...