Em Birigui, lixão a céu aberto em licença vencida

O terreno entre os bairros Monte Líbano e João Crevelaro, na zona leste de Birigui, que alguns empreiteiros transformaram em lixão com a a anuência da prefeitura, está com licença para disposição de resíduos de construção civil vencida. A informação é da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Araçatuba. A licença de operação nº 13001787 teve seu prazo expirado em março deste ano, de acordo com o órgão.
Em relação à destinação de restos de poda e galhos, que também é feita na área, a companhia informou não ter concedido licença. Agora, a Cetesb irá vistoriar o local, onde há suspeita de prática de crime ambiental. Suspeita essa que a população que mora ao redor está cansada de ver e de sofrer com insetos e contaminação do solo e do ar, já que o fogo de resíduos tóxicos é constante na área.

FOTO2-376803-2015-10-21-08-22
No local, conforme aparentemente não há disposição de resíduos de origem industrial, doméstica ou animais mortos, estando o mesmo cercado por alambrado.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Paulo Batista, respondeu que na área havia um projeto de construção de uma estação de tratamento de esgoto, interrompido no início da década de 1990 por ficar próximo à cidade. Ou seja, lá se vão mais de vinte anos de uso impróprio, sendo que a maior parte do material que é jogado ali poderia ser reciclado, sem causar danos aos meio ambiente, poluição visual e ainda gerar mais renda até mesmo para as pessoas que ali descartam esses entulhos. Falta uma política ambiental e de descarte inteligente na cidade de Birigui, e como sempre que paga a conta é a população e a natureza que não tem culpa da burrice humana.

Fonte e foto: Folha da Região

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...