Diploma e desemprego

Um dos maiores sonhos de todos os jovens é se formar e seguir em um carreira de sucesso. Infelizmente, não é bem assim que acontece. Hoje na cidade de São Paulo há 45 mil desempregados com diploma, situação que é pior que entre os analfabetos – são 24 mil procurando emprego.

Cada vez mais aumenta a oferta de cursos universitários, nem sempre de qualidade, e muitas vezes as faculdades tornam-se fábricas de diploma sem se preocupar com a formação. No entanto no mercado, todos são tratados no mesmo “balaio de gatos”, e o desemprego de gente com excelente formação acontece.

Depois dos quarenta anos de idade a situação fica ainda mais difícil, pois o Brasil tem uma tradição de não reempregar pessoas maduras no mercado formal, justamente porque os salários deveriam ser melhores.

Temos agora em nosso país uma massa intelectual fora de mercado ou atuando fora de sua área de formação, o que gera frustração e não promove ganhos reais de produção.

É preciso que os empresários valorizem os profissionais formados em boas universidades e os contrate e também que o governo incentive planos de geração de emprego, porque de nada adianta milhões de bolsas Prouni, ou todo mundo ter diploma se não há oferta de emprego para os diplomados.

 

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...