Descoberta arqueológica pode mudar a história do Muro das Lamentações

Arqueólogos israelenses anunciaram nessa quarta-feira, 23/11/2011, o achado de moedas antigas que podem subverter as crenças  sobre as origens do Muro das Lamentações de Israel, um dos locais mais sagrados para o Judaísmo. A crença era de que o muro foi construído pelo rei Herodes (que no Cristianismo, mandou matar todos os bebês que nasceriam na época de Jesus, tentando eliminar o Messias).

Moedas encontradas mudam a história sobre a construção do Muro das Lamentações.

Os arqueólogos disseram ter encontrado moedas enterradas sob os alicerces do muro, e que foram cunhadas 20 anos depois da morte do rei Herodes, em 4 d.C. –o que demonstra que a estrutura foi completada pelos reinados sucessores. A descoberta pode significar uma revisão nos guias turísticos para as multidões que visitam a cidade.

Historiadores acadêmicos teriam conhecimento, a partir de fatos narrados pelo historiador judeu Flávio Josefo (37 ou 38 d.C. – 100 d.C), de que o muro fora completado pelo bisneto de Herodes.

O Muro das Lamentações está localizado na área ocidental de Jerusalém vem lembrando há milênios a vitória de Roma sobre os judeus. Hoje ele é cultuado como o recanto mais sagrado do Judaísmo, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do anterior, construído por Salomão. No ano 20 a.C. ele foi reformado por Herodes, o Grande, na tentativa de conquistar a simpatia de César. Em 70 d.C. o Muro das Lamentações foi demolido por Tito, em uma demonstração de força do Império Romano diante da Grande Revolta Judaica. Todos os dias milhares de turistas e fiéis visitam o local.

Milhões de fiéis se dirigem ao Muro das Lamentações todos os anos.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...