Dengue diminui em Birigui, mas todo cuidado é pouco

 

A Secretaria de Saúde de Birigui registrou uma queda de 99,48% no número de casos de dengue registrados no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. De janeiro a março de 2017 foram confirmados 19 casos, contra 3.684 no ano passado, quando o município viveu epidemia da doença, com duas mortes.

No ano de epidemia, a Saúde isolou o tipo 1 do vírus da dengue, o mesmo que circulou e predominou no Estado de São Paulo. Já neste ano, a Prefeitura informou que ainda não foi possível isolar qual tipo de vírus está em circulação. Além da dengue, o ano passado teve registro de sete casos de zika vírus, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Enquanto que, neste ano, não houve notificações.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, analisa que a queda se deu por um conjunto de fatores: trabalho de prevenção e conscientização realizados diariamente pelos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias durante as visitas casa a casa e o apoio da população.

No entanto, é importante lembrar que  não podemos descuidar porque o aedes traz zika e sempre pode voltar a se proliferar e infestar a população.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...