Como os brasileiros produzem e consomem conteúdo na internet

O espaço para conteúdos autorais, por outro lado, tende a ser significativamente menor. Pode reparar: é mais raro ver um vídeo que um amigo fez com um celular durante um churrasco de família ou a selfie de uma prima que você não vê há anos do que um meme qualquer criado por um completo desconhecido – e que, por ser muito compartilhado, pipocou bem na sua timeline.

Essa tendência de uso na internet apareceu no levantamento “TIC DomicíliosCultura”, divulgado recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – órgão que coordena iniciativas e serviços de internet no país. A versão mais recente traz um dado curioso: pouco mais de um quarto da população acima de 10 anos de idade (26%) admite ter o hábito de publicar conteúdos próprios na internet. A justificativa que mais motiva as pessoas a criarem postagens autorais, segundo o estudo, é a vontade de divulgar ao mundo situações cotidianas – leia-se, aqui, o aniversário do filho ou o passeio do fim de semana, eventos que correspondem a 17% do total dos posts. Opiniões sobre temas de interesse público, (os populares textões) somam 14%. “Aproximar-se de pessoas com interesses comuns”, com 13%, foi a terceira justificativa mais utilizada.

Tópicos como a divulgação de um trabalho (9%), de um conteúdo artístico (7%) ou a venda de produtos ou serviços (5%), aparecem logo depois. Sabe aqueles posts patrocinados, que fazem tanto sucesso com as blogueiras no Instagram? No geral, eles costumam ser raridade, já que só 2% dos postadores admitiu que recebe algum tipo de remuneração para fazê-los.

O hábito de passar informação adiante, seguindo essa tendência de maior uso, também cresceu em ritmo parecido. Dá para dizer que a porcentagem de repassadores, no entanto, é bem mais significativa que a de produtores de conteúdo. O total de usuários de internet que costuma compartilhar textos, imagens e vídeos, que era de 60% em 2014, chegou a 73% no ano passado.

O tipo de informação mais difundido são as imagens, publicadas por 24% da população. Em segundo lugar estão os textos, com 13%. Vídeos têm 11%, e músicas, 4%.

 

Fonte: Superinteressante.

 

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