Como exercitar seu cérebro

exercitar_cerebro

O cérebro humano é como um músculo. Se você usá-lo da forma correta, ele vai se desenvolver de tal maneira que vai aumentar a sua capacidade de concentração e memória. Porém, alguns hábitos podem ser prejudiciais ao seu cérebro.

Se você deseja exercitar o seu cérebro, confira a seguir alumas maneiras simples de aumentar a sua inteligência:

1. Assista a menos televisão: as pessoas adoram passar horas na frente da televisão. O problema é que ao assistir à televisão você não usa sua capacidade mental e tampouco desenvolve o raciocínio. Quando você sentir vontade de relaxar, tente ler um livro. Se você estiver muito cansado, escute uma música. Procure coisas que utilizem a sua mente mais do que a televisão permite.

2-Exercício: durante os exercícios físicos, você sempre utiliza o seu cérebro. Usar o seu corpo relaxa a mente e cria uma onda de energia e produtividade no corpo. Ao final das suas atividades físicas você vai se sentir revigorado e terá mais facilidade para se concentrar.

criancas-lendo

3. Leia livros desafiadores: se você quer melhorar a sua capacidade de pensar e escrever, você deve ler livros que fazem você se concentrar. A leitura de um romance clássico pode mudar a sua visão do mundo e fazer com que você aumente o seu repertório cultural. Não tenha medo de procurar uma palavra ou expressões, esse é o grande desafio proposto pelos livros complexos. Isso pode demorar um tempo, mas é exatamente essa experiência que vai trabalhar o seu cérebro da maneira correta.

4. Durma cedo: ficar sem dormir é um veneno para a sua concentração. Acordar cedo vai oferecer horas mais produtivas de trabalho e maximiza a sua concentração mental durante todo o dia. O sono também é responsável pelo relaxamento do cérebro, o que é ótimo para a sua produtividade.

5. Momento de reflexão: passar algumas horas refletindo sobre a sua vida é uma excelente oportunidade de desenvolver o seu cérebro. Nesse momento você precisa pensar em desafios, caminhos e escolhas. Todos esses assuntos vão contribuir para o aumento da sua produtividade e capacidade de reflexão.

6. Tenha uma atitude positiva: Em um estudo feito por Rosenthal e Lenore Jacobson em 1968, os pesquisadores escolherem alguns estudantes de maneira completamente aleatória e disseram aos seus professores que eles eram alunos acima da média. Nada mais foi feito pelos estudantes. Mesmo assim, no fim do ano escolar, esses estudantes ganharam, em média, 22 pontos em seus níveis de QI. Mais tarde, esse efeito foi nomeado como “profecia da auto-realização”.

7. Controle:  Procure ter o controle de sua rotina e das tarefas que realiza. Estudos da Universidade Radboud, na Holanda, revelam que a sensação de perda de controle pode comprometer a performance das pessoas, por deixá-las inseguras.

8. Falar em voz alta: Um estudo feito em 1998 com 30 jovens e 31 adultos revelou que falar em voz alta pode aumentar o desempenho das pessoas, principalmente as mais velhas.

9. Superstição: Em um estudo publicado pelo jornal Psychological Science, os pesquisadores mostraram que atitudes supersticiosas, como dizer “boa sorte”, podem aumentar o desempenho das pessoas em tarefas como praticar golf e memorização.

10. Acredite: Estudos e profissionais indicam que pensar na inteligência como algo flexível e mutável, ao invés de fixo e estável, pode causar resultados acadêmicos mais positivos, especialmente para pessoas que possuem estereótipos negativos (internos ou não) de sua inteligência.

09_MVG_viver_postura

11. Postura corporal:  Os resultados de um estudo feito em 2005 revelam que a postura corporal pode influenciar diretamente na solução de problemas. Os participantes do experimento que resolveram palavras cruzadas na posição de supino, ou deitado, apresentaram resultados melhores do que os que estavam de pé.

12. Cumpra as tarefas:  Não deixe as coisas pela metade. Se você se concentrar em uma tarefa de cada vez, aumentará suas chances de apresentar resultados melhores em menos tempo. Os cientistas dizem que, mesmo quando você deixa de fazer determinada tarefa, parte de seu cérebro continua focada nessa atividade, podendo ocupar atenção e memória de maneira prejudicial para seu desempenho.

13. Simplifique:  “Quebre” o que está precisa memorizar em grupos ou categorias menores de informação. Por exemplo, um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser dividido em grupos de três: 123.456.789-10.

14. Relacione:  Pense em uma lembrança antiga que você nunca esqueceu. Escolha a informação que precisa memorizar e estabeleça relações entre esses dois conteúdos, dessa forma você terá mais facilidade em lembrar-se da informação em questão.

AS1

15. Alimente-se: Coma pelo menos a cada 3 horas, uma fruta ou chocolate dão energia. Um cérebro sem glicose não consegue raciocinar em sua plenitude!

É importante sempre buscar aprender algo novo e nunca deixar de ler, claro preservando a alimentação e um vida saúdavel, como dizem: mente sã em corpo são!

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...