Cidades da região estão em crise de gestão

A região de Araçatuba tem sete cidades com os menores índices de gestão fiscal da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Segundo os dados do estudo, divulgado pela entidade na semana passada, Turiúba, Auriflama, Avanhandava, Lavínia, Coroados, Nova Castilho e Gastão Vidigal estão com o conceito D, que indica uma situação é caótica.
Os municípios nesse grupo têm em comum o fato de serem de pequeno porte e a grande dependência de recursos vindos de outras esferas de governo, o que acaba prejudicando os investimentos em áreas prioritárias, como infraestrutura urbana, saúde e educação. O estudo tem como base os números de 2013.
O Índice Firjan de gestão fiscal varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município. Há também a classificação por conceito: A (gestão de excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (boa gestão, entre 0,6 e 0,8 ponto), C (gestão em dificuldade, entre 0,4 ponto a 0,6 ponto) e D, para cidades cujos resultados são inferiores a 0,4 ponto.

Entre as 43 cidades da região, a que apresentou o menor índice foi Turiúba, com 0,2326 ponto, bem abaixo da média nacional que é de 0,4545.

34356199

Coroados é uma das cidades em que a situação está crítica na área de gestão.

Fonte: Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...