Brasileiro aprende a valorizar centavos

Com menor poder aquisitivo e renda comprometida com dívidas, os brasileiros aprenderam a apertar o cinto para controlar o orçamento. Conforme o ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo”, é assim que as pessoas estão conseguindo fechar as contas no fim do mês: contando os centavos, seja na hora de abastecer o carro ou de decidir o que colocar no carrinho do supermercado.

Apesar dos sinais de retomada da economia, o consumo doméstico cai há nove trimestres consecutivos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos três primeiros meses de 2017, houve recuo de 0,1% em relação ao período anterior.

“O consumidor deve abrir a mente para arriscar em novos produtos. Temos uma grande variedade de marcas, é importante buscar opções mais baratas para não deixar de levar algo para casa”, aconselha o educador financeiro e idealizador do canal Eu Defino, Alexandre Arci. Nem sempre, porém, o custo cabe no orçamento. “Em casa, trocamos a carne bovina por frangos e peixes, e nem sempre temos muita variedade. Se não economizar aqui, no fim do mês a conta não fecha”, desabafou Valéria.

Além da quantidade, o preço se tornou o fator principal que o consumidor considera na hora de comprar. O economista sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, explicou que rever as despesas é uma atitude natural das pessoas em meio às dificuldades financeiras e à falta de emprego. “O brasileiro passou a contar os centavos, pois qualquer economia é bem-vinda”, destacou.

Cortar itens da lista de compras e ficar de olho no preço é a tática da gerente administrativa Edna Abanas, 39 anos, na hora de fazer o supermercado. “Só levo o básico e compro em diferentes estabelecimentos. Produtos de limpeza, por exemplo, busco no atacadão em grandes quantidades para obter preço mais baixo”, afirmou. Nos últimos meses, ela conseguiu cortar o orçamento de compras domésticas de R$ 700 para R$ 400. “Reduzi a quantidade de produtos e passei a procurar promoções. Como vou a vários lugares, sempre acompanho os preços, para saber se a diferença realmente vale a pena”, ressaltou.

 

Fonte: Correio Braziliense.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...