Biriguiense publica livro sobre religião na era cibernética

 

Sabe aquele ditado “no creo en las brujas, pero que las hay, las hay”, pois bem, elas existem, mas sem verrugas no nariz ou beijando bodes: a bruxa moderna tem como “livro das sombras” um laptop e sabe os dias de seus rituais com a ajuda de aplicativos, e sabe que poções de  beleza podem muito bem ser aquele creme na farmácia.

A autora biriguiense Patricia Basseto.

É o que diz a autora biriguiense Patricia Basseto, no trabalho que tem como objetivo a revelação da existência da “bruxa cibernética”, delineando a relação de uma religião antiga – o paganismo matriarcal repaginado como Wicca – com a cibernética moderna, caso que exemplifica como a Internet se tornou, não só um fenômeno dos tempos correntes, mas, a forma de existência e resistência das culturas e o meio de comunicação para qual tudo migra, tornando possível a iniciação ritual a partir do écran. Busca-se desvendar o processo de catequização de uma religião – tida como marginal – através da plataforma tecnológica com o uso de metodologia indutivo-dedutiva.

Capa do formato e-book.

Em Bruxas Cibernéticas, Patricia Basseto buscou demonstrar um pouco do processo histórico da criação do termo Wicca, e das diferentes consequências da difusão da mesma pelas mídias atuais e as mudanças em seu processo semiótico, de conteúdo, recepção, emissão, cujos códigos saem profundamente alterados, ainda que busquem manter um elo com a religião primordial.
Bruxas Cibernéticas, é resultado de um processo denso de pesquisa em livros de história, religião, antropologia, semiótica e anos de pesquisas virtuais em sites wicca, e traz o acesso privilegiado de uma “insider” com a insenção acadêmica necessária.

Patricia é biriguiense, filha da locutora Sueli de Fátima, é mestre em Mídia e Tecnologia pela Unesp, documentarista e poliglota. Autora já publicada, publica agora este livro que nasceu como resultado de sua conclusão de curso em Comunicação Social pela Unesp de Bauru, onde pode aliar sua paixão pela internet, religião, comunicação e antropologia.

O livro pode ser encontrado no site Amazon e também em formato e-book.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...