Na contramão do rolezinho pela diversão e da onda de rolezinhos em apoio ao rolezinho, um pessoal de Birigui resolveu utilizar o termo em alta no país para promover uma ação solidária em prol da vida: um rolezinho pela doação de sangue. Nossa equipe conversou com Juliano Brolo, um dos organizadores do evento para saber mais:
PORTAL NOROESTE SP: Como surgiu esta ideia e por que utilizar o termo rolezinho? Juliano Brolo: A idéia surgiu depois da repercussão dos “rolezinhos “ na capital e em outras cidades brasileiras. Chamou nossa atenção que os jovens aderiram a este tipo de movimento, então decidimos criar algo do tipo, porém, com uma proposta ideológica de relevância para a sociedade, que chegue e de fato cause um impacto na sociedade. A nossa proposta com esse primeiro “rolezinhos”, e conscientizar da importância de doar sangue, nosso hemocentro vive 30% a baixo do recomendado, então decidimos começar por lá. Outros “rolezinhos” viram, com outras ações sociais. PORTAL NOROESTE SP: Você acredita que o pessoal da cidade será solidário à causa? Juliano Brolo: Acredito que sim! Nossa cidade, região e estado são muitos solidários as causas, acredito que teremos sim uma grande mobilização para fazer o bem ao nosso próximo. PORTAL NOROESTE SP: Para maiores informações? Juliano Brolo: Para maiores informações é só procurar a pagina do evento no facebook, 1º ROLEZINHO DE BIRIGUI também podem procurar meu facebook Juliano Brolo, ou Hemocentro Araçatuba (18) 2102-9400. E para quem se interessou segue a descrição do evento: SEMANA DO ROLEZINHO PARA DOAÇÃO DE SANGUE!
1º ROLEZINHO DE BIRIGUI SOLIDÁRIO. Evento com o objetivo claro de aumentar a quantidade de doação de sangue em nossa cidade e nossa região. … A mobilização que trará o sucesso dessa campanha. Convide seus amigos sua participação é fundamental. #doevida #doesangue • REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE – Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional) – Estar bem de saúde – Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. – Pesar no mínimo 50 Kg – Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação • ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE: – Febre – acima de 37°C – Gripe ou resfriado – Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana) – Amamentação (até 1 ano após o parto) – Uso de alguns medicamentos – Anemia – Cirurgias – Extração dentária 72 horas – Tatuagem: 01 ano sem doar – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina – Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano. |