Bernabé será denunciado em Birigui

A representação do vereador Josená Vitorino da Silva (PDT) feita à presidência da Câmara, pedindo providências para denúncia de pagamento por serviços não realizados na construção do Centro de Formação do Professor de Birigui, acaba de ganhar respaldo da maior parte dos parlamentares.

FOTO2-308537-2013-01-08-18-06Na última sexta-feira (26), o presidente da comissão de Obras e Serviços Públicos do Legislativo, José Fermino Grosso (DEM), apresentou requerimento, solicitando abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Casa. Pelo menos até as 17h de segunda-feira (2906), a propositura já contava com assinaturas de 13 dos 17 parlamentares, seis a mais do que a quantidade mínima (sete) para a comissão investigativa ser instaurada.

Caberá, agora, ao presidente da Câmara, vereador Cristiano Salmeirão (PPS), realizar o sorteio para a definição dos cinco integrantes do grupo que irá realizar os trabalhos. Entretanto, como o parlamento entrou em recesso na semana passada, a definição dos nomes deverá ocorrer somente em agosto.

Na segunda-feira, Fermino disse que só não assinaram o documento a favor da CEI os vereadores Adalto Quirino (PTN), Osterlaine Henriques Alves (PMDB), Odair Rodrigues (PR) e Rogério Guilhen (PV). Porém, os quatro teriam lhe garantido que assinarão.

Se confirmadas as denúncias, ao término das investigações, a CEI poderá propor a abertura de Comissão Processante para apurar responsabilidades, o que poderá levar ao afastamento do prefeito Pedro Bernabé (PDT). Outra possível consequência é o encaminhamento do caso ao Ministério Público, o que, aliás, a Prefeitura já fez no final da última semana. Na ocasião, Bernabé abriu sindicância para apurar o caso no âmbito da administração municipal.

Em que pese a Prefeitura ter tomado essas medidas em relação à obra — iniciada em 2010, ainda no governo Wilson Borini (DEM), e que até agora não foi concluída — o avanço do caso no Legislativo sinaliza que Bernabé não tem uma bancada consolidada entre os vereadores.

Não bastasse a denúncia ter sido feita por um vereador do mesmo partido do prefeito, que, de quebra, já foi seu líder no parlamento, a proposta de CEI já está ratificada pela quase totalidade dos legisladores. E mais: quem a propôs, o vereador Fermino Grosso, foi eleito em 2012 no grupo político que apoiou a vitória de Bernabé para o Executivo.

Fonte:  Folha da Região.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...