Com a nova lei das sacolas plásticas, que em breve deve começar a ser aplicada, outras atitudes ecológicas vem a tona, na busca de buscar uma sociedade menos agressiva perante os recursos naturais, além disso outras atitudes são bem simples, e podem ser aplicadas no dia a dia do lar:
- Tampe suas panelas enquanto cozinha – Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
- Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vezEvite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…
- Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros. - Não troque o seu celular – Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
- Compre um ventilador de teto – Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
- Use somente pilhas e baterias recarregáveis – É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes – Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
- Não deixe seus aparelhos em standby – Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
- Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias – Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
- Recicle –Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
- Não lave a calçada – Varrer economiza água e quando chover a chuva irá lavá-la.
- Lave seu carro com balde – economiza água, o mesmo deve ser feito para regar as plantas.
Com tais dicas além de economizar no final do mês, você também estará ajudando o planeta.