O atleta Théo Magoga, representante da Saikoo Academia, de Araçatuba (SP), foi campeão na faixa roxa no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu Esportivo, disputado na sexta-feira (22) no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Ele, que tem 47 anos, já havia vencido o campeonato mundial na faixa branca e na faixa azul, em 2021 e 2022, e agora conquistou o terceiro campeonato. O campeonato teve início na quinta-feira (21) e termina no domingo (24). Para obter o título, o atleta disputou três lutas nesta etapa.
Théo Magoga conta que essa conquista representa superação e uma experiência de vida. Ele explica que passou a lutar jiu-jitsu há cinco anos, logo após se recuperar de um grave acidente de moto, ocorrido em abril de 2017.
“Eu era usuário de drogas na época, havia bebido e fiquei vários dias internado. Os médicos disseram para minha família que se eu sobrevivesse, ficaria com sequelas e possivelmente precisaria de cadeira de rodas para me locomover” , conta.
De acordo com o atleta, os própios médicos ficam supresos com a recuperação dele, que considera que o jiu-jitsu hoje é uma terapia de vida. “O jiu-jitsu é tudo pra mim também” , afirma.
“Conquistar mas esse título significa superar eu mesmo, eu me vencer a eu mesmo. Eu vencer meus desafios, meus objetivos. Isso que representa essas conquistas que eu tenho tido de 2020 para cá, eu me superando a cada dia, a cada momento” , conclui.