O outono não é apenas a estação marcada pela queda de folhas e flores: trata-se de uma época, também, de muita riqueza e variedade de frutas. Transição entre o verão e o inverno, apresenta características de ambos, especialmente do último, com temperaturas amenas, massas de ar frio e grande período de seca. Por ser época de colheita das frutas, o que proporciona queda nos preços e boa qualidade dos produtos. Então, vale aproveitar estes meses do ano para incrementar a alimentação com itens ricos em vitaminas, sais minerais, fibras, substâncias oxidantes – que combatem o envelhecimento precoce das células – e água.
Se o consumo e estoque de vitaminas e minerais não for adequado, a pessoa tem dificuldade de emagrecer e aumentar a massa magra ou tratar alguma patologia.
Quem optar pelo suco deve saber que, dessa forma, algumas propriedades importantes podem ser perdidas. Na hora de comer, lembre-se: frutas devem ser ingeridas com casca, que trazem abundância de fibras e antioxidantes, principalmente quando oriundas do cultivo orgânico. Isso vale para maçã, pera, uva, ameixa, etc. A vitamina C auxilia na absorção de ferro, então para quem tem anemia, é indicado um suco ou uma fruta que contenha esta vitamina após a refeição.
No caso de sucos e chás, o consumo deve ser imediato. “Eles têm sua carga de nutrientes reduzida no momento em que a fruta é batida ou o chá é preparado”, adverte Jardim. Algumas vitaminas, como a C, volatizam com facilidade: quando você corta ao meio uma laranja ou um limão, por exemplo, já se inicia o processo de oxidação. “Muitas vezes, a pessoa faz o suco com muita antecedência e, assim, deixa de absorver nutrientes. Então, fica o alerta: ele deve ser o último item a ser preparado antes da refeição.”
Maçã, maracujá, abacaxi e laranja são algumas boas opções para compor receitas de chás aromáticos. Já as frutas avermelhadas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrarem alto teor das vitaminas C e E porque neutralizam a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo riscos de diabetes, câncer e doenças cardíacas, enquanto favorecem funções cerebrais, imunidade e visão.
Escolha sua fruta preferida de outono e aproveite!