Aeroporto de Araçatuba em queda

X47-2 O volume de passageiros no aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba, diminuiu em 14,35% neste semestre se comparado ao mesmo período de 2013, conforme dados do Daesp (Departamento Aviário do Estado de São Paulo). O número caiu de 79.991 para 68.509, representando a redução de 11.482 usuários.
A justificativa, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, é a falta de opções de voos, além da atuação do aeroporto municipal Plínio Alarcom, em Três Lagoas (MS), que passou a operar em junho do ano passado, após a inauguração, no dia 15.
Aproximadamente 13.331 passageiros passaram pelo aeroporto, no período de 30 dias, em 2013. Neste ano, o número caiu para 11.418 (-14,35%).
O número de pousos e decolagens também diminuiu. Nos primeiros seis meses do ano passado foram realizadas 6.121 operações. Já neste semestre, ocorreram apenas 5.716. Não houve transporte de cargas em nenhum dos dois períodos.
A opção e o número de destinos são muito restritos, em grande parte, pelo fato de a Azul ser a única companhia aérea que atualmente opera na  cidade. A situação ficou ainda mais complicada após a exclusão do trecho Araçatuba – Guarulhos, em maio deste ano, em que era disponibilizado um voo diário para esse destino. Há pouco mais de um mês e meio, a única opção de voo é a de Araçatuba para o aeroporto Viracopos, em Campinas, oferecida em seis horários de ida e oito, de volta, que variam conforme os dias.Uma pena a falta de interesse das empresas aéreas na região, que como bem sabemos fica bem longe das capitais.

Fonte: Folha da Região

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...