A Prefeitura de Birigui vai setorizar agua sare que é por ai que vai ser motivos do aumento de agua na cidade?
A Prefeitura de Birigui (SP) também fará a setorização do sistema de distribuição de água no município, como está ocorrendo em Araçatuba desde o ano passado.
Segundo nota divulgada pela Prefeitura, serão investidos R$ 624 mil, dos quais, R$ 560,8 mil foram disponibilizados pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Além da setorização, serão instalados macro medidores.
O secretário adjunto de Água e Esgoto do município, Marco Albano, informa que os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água da cidade não
possuem macro- medidores.
Segundo ele, sem os equipamentos, não é possível saber com exatidão o volume real de água captada e distribuída no sistema público de abastecimento para comparar com o volume consumido pela população
A licitação já foi feita e a vencedora foi a empresa Enorsul Serviços em Saneamento, de Santo André (SP). A obra deve ser iniciada em 30 dias.
A primeira etapa do projeto de setorização vai abranger dois setores centrais da cidade, a ETA (Estação de Tratamento de Água) e ruas paralelas e o Reservatório Saudades, junto com as ruas paralelas.
Albano explica que a obra irá melhorar de imediato as ações de manutenção na rede de água e o controle das perdas no sistema, possibilitando manutenções pontuais sem a necessidade de desligar as bombas dos poços e da ETA.
A setorização também permite controlar as pressões na rede de abastecimento, reduzindo os índices de vazamentos não visíveis, por excesso de pressão, e o desabastecimento por baixa pressão.
Segundo a Prefeitura, a implantação da setorização e instalação de macro medidores está prevista no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água no Sistema de Abastecimento de Birigui.
O município tem como meta a redução das perdas de água no sistema e a otimização na utilização dos recursos hídricos.
A obra cumpre a Agenda 2030 da ONU Organização das Nações Unidas), com os 17 Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Combater o desperdício de água cumpre o Objetivo 6, que é “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para.