2016 começa com água mais cara

download (1)

Em Birigui, 2016 começa com mais gasto para o cidadão, já que a água ficou mais cara: na antevéspera da virada do ano, a Prefeitura de Birigui publicou decreto aumentando em 27% o valor da tarifa de água fornecida aos consumidores residenciais, comerciais, públicos e industriais. Este será o segundo reajuste em menos de um ano, somando 42,7%.

No início do segundo semestre de 2015, a tarifa de água subiu aproximadamente 12%, índice referente à reposição inflacionária dos 12 meses anteriores. Antes, o preço da água tinha sido reajustado em 11,8% em janeiro de 2014. Até aquele ano, o aumento foi aprovado pela Câmara Municipal, porque tratava-se de uma taxa. No final de 2014, o Executivo encaminhou projeto de lei propondo reajustar também em 27% a taxa de água na cidade. Os parlamentares foram contrários ao projeto, que foi retirado da pauta.

Porém, o prefeito Pedro Bernabé (PSDB), de licença, enviou outro projeto à Câmara, transformando a taxa de água em tarifa. A proposta foi aprovada e transformada na lei municipal 6.122, de 4 de dezembro de 2015. A nova legislação determina que os valores das tarifas e as condições de fornecimento de água e coleta de esgotos no município serão estabelecidos por meio de decreto do poder Executivo, mediante estudo técnico de comissão nomeada por portaria do prefeito.

Segundo a Prefeitura, o percentual de aumento na tarifa de água foi definido após estudo que apontou que o valor do metro cúbico cobrado não era suficiente para cobrir as despesas para tratar e distribuir, devido aos aumentos nos valores dos produtos químicos usados no tratamento e principalmente da energia elétrica. Desculpas a Prefeitura sempre vai dar, agora diminuir cargos de comissão ou o salário do executivo não né?! Lembrando que vira e mexe a água fica jorrando nas ruas de Birigui, com vazamentos e canos estourados que demoram para ser reparados pelo poder público.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...